
Após meses de luta, o movimento estudantil reconhecido da Universidade Estadual de Santa Cruz, através do Diretório Central dos Estudantes Carlos Marighela (DCE) teve, na última semana mais uma de suas vitórias. Depois da estadualização da UESC e gratuidade na celebração da cerimônia de colação de grau foi publicada a Portaria 1498/11 que institui o "bandejão" na UESC.
A partir de agora as refeições do Restaurante Universitário (R.U.) da UESC vão custar 1 R$. Há alguns meses assembleias, plenárias e congressos estudantis, organizados pelo DCE da UESC, vêm discutindo e pressionando o poder público no sentido de celebrar mais um passo na luta estudantil, sobretudo em uma universidade pública como a UESC.
Já contamos com a gratuidade na cerimônia de colação de grau, aprovada ainda na gestão do professor Joaquim Bastos e da profa. Adélia Pinheiro, assim como o sistema de ações afirmativas (as cotas para negros, indígenas e estudantes oriundos da escola pública). Outra vitória do movimento estudantil da UESC, ainda a ser efetivada, é o alojamento estudantil ( a ser construído em Banco da Vitória) e um posto de saúde dentro do Campus Soane Nazaré de Andrade, que complementará a luta da atual gestão do Diretório Central dos Estudantes e dos centros e diretórios acadêmicos de cada curso.
Thiago Fernandes, coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes, destaca que a vitória é importante, mas ainda é pouco, e a luta continua. Lembrou ainda o aumento de bolsas de permanência para 960, assim como a Bolsa EAD e as 80 Bolsas de moradia, também conseguidas graças ao movimento estudantil democrático e organizado.